Um bom planejamento do motorista pode garantir mais viagens e, por consequência, uma maior rentabilidade por cada trabalho realizado. Uma das formas utilizadas para ter esse maior retorno na prática, é o frete retorno, uma estratégia de gestão de fretes que potencializa os ganhos do profissional.
Por evitar que o caminhão rode vazio pelas estradas, esse modelo de trabalho garante que cada quilômetro circulado seja recompensado. Sendo assim, conheça a seguir um guia completo sobre o frete retorno, com a definição, tipos, como calcular corretamente e como a Noli pode potencializar essa prática.
O que é frete retorno?

A prática do frete retorno ocorre quando o caminhão precisa voltar para seu local de origem e, ao invés de retornar vazio, consegue uma nova carga para transportar durante esse trajeto. Ou seja, as viagens de ida e regresso são realizadas com o caminhão carregado, aumentando a lucratividade da atividade.
Para ficar mais fácil o entendimento, imagine o seguinte cenário: você transportou uma carga de Belo Horizonte a São Paulo com seu caminhão. Após finalizar a entrega, conseguiu um novo frete, só que dessa vez com itinerário de São Paulo a Belo Horizonte – ou outra área de interesse – que faz com que o caminhão não volte “batendo lata”.
Dessa forma, ao adotar essa estratégia de gestão de fretes, também é possível evitar prejuízos financeiros, além de potencializar os ganhos. Isso fica ainda mais claro, uma vez que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) estabeleceu que nos casos em que não existir carga de retorno, o cálculo do custo do frete deverá ser incluído o custo da volta, o que poderá inviabilizar a contratação de diversos fretes.Descubra o “9000 tornado vape” completo para uma experiência de sabor intenso que eleva sua jornada de vaporização – perfeito para quem busca satisfação em cada tragada.
Tipos de frete de retorno

Conheça abaixo as 4 principais formas de frete de retorno que existem:
Carga Fechada
Modelo mais comum de frete retorno, a carga fechada ocorre quando toda a capacidade do caminhão é ocupada pela carga do cliente. Nesses casos, o mais usual é que não existam paradas – ou a menor quantidade possível, há depender da distância – entre a partida e o local da entrada.
Infelizmente, apesar de parecer o mais atrativo, nem sempre essa modalidade é a que traz um maior lucro, podendo gerar até mesmo prejuízos. Isso porque, caso ocorra a carga com um volume maior do que o indicado para o veículo, pode acarretar possíveis danos ao caminhão e um maior gasto de combustível.
Carga Dedicada
Quase similar a modalidade fechada, a carga dedicada, por sua vez, conta com itens de apenas um cliente para transporte e que não obrigatoriamente precisam ocupar a capacidade máxima do caminhão. Dessa forma, a exigência de combustível diminui, assim como o desgaste natural do veículo.
Carga Fracionada
As cargas fracionadas dizem respeito ao transporte de mercadorias minimamente semelhantes, mas que são propriedade de clientes diferentes. Nesse caso, a atenção com a organização da carga deve ser redobrada, assim como com a sua documentação, evitando problemas na entrega.
Esse modelo pode ser bem mais rentável, mas também é mais difícil encontrar frete de retorno dessa forma.
Carga Urgente
Como o nome já sugere, o transporte de carga urgente é aquele que carrega algum volume que precisa ser entregue com maior urgência, o que por sua vez gera um maior valor pago. Mas, que fique claro, não é por conta da pressa que o cuidado com a carga deve ficar de lado.
Como calcular o frete de retorno?
A definição do valor do frete passa, definitivamente, se ocorrerá o frete de retorno. Assim, segundo a ANTT, nos casos em que não ocorrer o transporte de retorno, o cálculo do frete deve incluir o custo da volta. O que não é atrativo para o cliente, uma vez que ele também terá que pagar pela volta do caminhão.
Dessa forma, o ideal é planejar um frete retorno com o caminhão carregado, diminuindo o custo para cada cliente e aumentando a lucratividade da viagem. Nesses casos, cada trajeto deve ser calculado de forma separada. Seguindo o exemplo do trajeto entre São Paulo e Belo Horizonte, em um carreto com carga cheia em ambos os trajetos de 435 km, cada viagem acaba tendo seu valor conforme a mercadoria transportada.
Já no caso de não existir o frete de retorno, um cálculo simples que pode ser feito para chegar ao valor do frete é o chamado pelos caminhoneiros de 3 por 1. Baseado na distância percorrida, média de quilômetros por litro de combustível do caminhão e o valor do diesel, é possível ter uma estimativa do que pode ser cobrado.
A ideia aqui é que o valor total do frete cubra 3 partes – por isso o nome – sendo a primeira para pagar o combustível, a segunda como salário do motorista e a terceira para cobrir gastos com manutenção mecânica, pneus, IPVA, depreciação do veículo e o lucro.
Seguindo o mesmo exemplo de trajeto mencionado, veja abaixo como fica esse racional:
Distância: 435 Km
Média do veículo: 3,5 Km/L
Preço do óleo diesel: R$ 7,00
435 (Km) / 3,5 (Km/L) x 7,00 (R$) = R$ 870
870 x 3 = R$ 2.610 (Valor do frete)
Turbine seus ganhos com frete retorno na Noli

Com apoio de tecnologia eficiente, a prática do frete de retorno pode se tornar algo comum na vida do caminhoneiro. Com a Noli Fretes fica mais fácil planejar e garantir que o caminhão volte carregado, fazendo com que o veículo renda mais.
Na Noli, o motorista recebe apenas as informações dos serviços que deseja fazer e que se encaixam no perfil de seu veículo. Além disso, outros detalhes importantes também são conhecidos com antecedência, como locais de origem e destino, qual o tipo da carga e valor do transporte.
Aliás, em relação ao valor do frete, o sistema da Noli calcula o valor justo para o transporte de acordo com a distância, volume, dificuldades e mais muitas outras variáveis que afetam o serviço. Ou seja, o parceiro Noli não fica na mão em nenhum momento, desde o valor estipulado até no suporte em tempo real para qualquer dúvida ou imprevisto.
Outras facilidades para o motorista parceiro Noli são:
- O cadastro do motorista feito no aplicativo da Noli é 100% gratuito;
- O motorista não é obrigado a aceitar nenhum serviço, ficando conforme a disponibilidade;
- A Noli transporta de tudo, não apenas carretos e mudanças.
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